Especialista em Turismo
Divisão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Administração de Riscos de Desastres (INE/RND)
Local: Brasília, Brasil
Fundado em 1959, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é hoje a principal fonte de financiamento multilateral para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O Banco oferece empréstimos, doações, garantias, consultoria e assistência técnica ao setor público e privado de seus países membros mutuários.
A Divisão INE/RND respalda as operações do Banco em áreas relacionadas a desenvolvimento rural e agropecuário, serviços agrícolas, desenvolvimento do turismo, conservação de áreas protegidas, serviços de ecossistemas e gestão de recursos naturais.  A Divisão também assessora a Administração no desenvolvimento de estratégias, políticas e pautas para o Banco e os países membros mutuários nas áreas de sua competência.  Durante a execução de projetos, a Divisão presta assessoria técnica aos mutuários, aos organismos executores, às Representações e a outras unidades do Banco.
RESPONSABILIDADES
  • Apoiar o diálogo com as principais autoridades do setor, a fim de identificar áreas de potencial assistência do Banco que permitam expandir o desenvolvimento do turismo sustentável no Brasil, em articulação com a Representação do Banco no referido país.
  • Contribuir para a elaboração de notas setoriais e/ou estratégias, coerentes com as necessidades e os objetivos de desenvolvimento do Brasil.
  • Contribuir para a identificação, a concepção e a preparação de empréstimos e cooperações técnicas para potenciais projetos que respondam à estratégia do Brasil, buscando potencializar o trabalho multissetorial do Banco, em  articulação com a Representação do Banco no referido país.
  • Supervisionar operações de empréstimo e cooperação técnica no setor no Brasil, e prestar assessoria técnica para facilitar essa supervisão no referido país, entendendo a natureza multissetorial dos projetos de turismo, particularmente no que se refere ao meio ambiente.
  • Realizar atividades de gestão de carteira (gestão por resultados), em colaboração com o especialista fiduciário pertinente e em articulação com o chefe de equipe de projeto (se pertinente), particularmente no desenvolvimento de planos de ação para responder aos problemas identificados.
  • Participar da avaliação de resultados e impactos das operações.
  • Fornecer insumos para a elaboração de planos de negócios e orçamento para a consecução do programa de trabalho do Brasil.
  • Promover o valor agregado do Banco e atuar como facilitador(a) da mudança  organizacional e de desenvolvimento.
Qualifications
QUALIFICAÇÕES      
  
Educação: Estudos de pós-graduação em planejamento e gestão de turismo.
Experiência: Profissional com pelo menos 05 (cinco) anos de experiência na elaboração e gestão de planos de desenvolvimento turístico e no desenho e na administração de projetos turísticos em países em desenvolvimento, preferencialmente na América Latina e no Caribe. O conhecimento dos procedimentos do Banco é uma vantagem.
Idiomas: Domínio dos idiomas português, espanhol e inglês é prerrequisito.
COMPETÊNCIAS TÉCNICAS
1. Diálogo do setor técnico
Participa do diálogo de políticas, com base em um conhecimento pleno do setor, de seus desafios de desenvolvimento e daqueles dos países clientes, bem como das políticas, estratégias e diretivas do BID.
2. Desenvolvimento do setor
Toma medidas para fomentar as prioridades do setor, com base nas necessidades dos países e das regiões, bem como nas prioridades-chave do BID.
3. Estudos econômicos e setoriais
Realiza e aplica o trabalho de análise econômica ou setorial para prestar apoio à formulação das estratégias de país, setoriais e regionais, além do diálogo com os países, operações de empréstimos e programas de assistência técnica.
4. Análise e desenho de projetos
Conceitua, prepara e participa da aprovação de projetos e programas (por exemplo, empréstimos e cooperações técnicas), em articulação com outros integrantes da equipe e respectivas autoridades.
5. Gestão de mudança
Formula e coloca em prática propostas de mudança integradas, a fim de contribuir para a modernização e transformação setorial nos países mutuários.
6. Supervisão de projetos
Presta apoio de maneira eficaz à execução de projetos e programas, a fim de maximizar seus resultados.
7. Monitoramento e avaliação
Desenvolve e coloca em prática metodologias de monitoramento e avaliação eficazes para projetos e programas.
8. Gestão e disseminação de conhecimentos
Compartilha e dissemina, de maneira eficaz, conhecimentos econômicos e setoriais e experiência de aprendizagem, com vistas a aumentar a importância do Banco junto aos países mutuários e à região.

COMPETÊNCIAS GERAIS
1. Foco no Cliente e Gestão
Foca seus esforços na consecução dos resultados do negócio, mediante a compreensão das necessidades dos clientes internos e/ou externos. Valoriza a importância de prestar ao cliente um serviço de alta qualidade, ao mesmo tempo em que busca equilibrar os interesses do cliente e do BID.
2. Inovação e Criatividade
Oferece soluções inovadoras e criativas para os problemas, contribuindo, assim, para a efetividade organizacional. Experimenta maneiras novas e diferentes de trabalho, a fim de agregar valor aos serviços/produtos oferecidos.
3. Troca de conhecimentos
Desenvolve ativamente e troca conhecimentos dentro e fora de sua área de competência. Usa  sua experiência para melhorar a eficácia organizacional e agregar valor em sua esfera de influência.
4. Colaboração e Influência
Coopera com os demais e promove o trabalho em equipe para alcançar resultados mutuamente benéficos. Obtém o apoio dos demais por suas ideias e iniciativas, com independência da autoridade formal e dos limites organizacionais.
5. Pensamento crítico e bom senso
Usa a informação, a experiência e o bom senso para tomar decisões acertadas e oferecer  soluções efetivas para os problemas. Avalia e administra o risco em seu trabalho.
O BID está comprometido com a diversidade e a inclusão, e oferece igualdade de oportunidades de emprego.  Acolhemos a diversidade de gênero, idade, educação, nacionalidade, origem, raça, deficiência, orientação sexual, religião e situação de HIV/Aids.  Fomentamos as solicitações de mulheres, afro-descendentes e pessoas de origem indígena.